Quem está no “Popping Up!”?

O iconoclasta pop Ron English é um pintor habilidoso bem como um artista de rua renomado considerado O Padrinho da Arte de Rua. Desde 2005 cria toy arte. Abraham Obama é a imagem amplamente conhecida que impactou as eleições americanas de 2008. Criado por Ron English, o pôster foi visto em todo o país, retratando uma fusão entre o ex-presidente Obama e Abraham Lincoln.

Kenny Scharf traz imagens de desenhos animados para seu mundo colorido, criando pinturas, esculturas e murais de arte de rua divertidos e originais. Scharf era uma figura chave da”Downtown Nova York” nos anos 80 e fazia parte do movimento de arte de rua junto com Keith Haring e Jean-Michel Basquiat. Hoje seu trabalho pode ser visto nas coleções de grandes instituições, como o Whitney Museum of American Art, bem como as populares Wynwood Walls, em Miami. Um dos luminares da arte pop da atualidade Scharf sempre navegou entre arte erudita e lowbrow.

Frank Kozik é um artista gráfico hispano-americano nascido em Madri em 1962. Ele é conhecido por suas criações em toy arte como o icônico Labbit. Ele também é muito conhecido pelos pôsteres que criou para bandas de rock alternativo como Nirvana, Pearl Jam, Stone Temple Pilots, Red Hot Chilli Peppers, The Offspring e Butthole Surfers.

Tara McPherson, nascida em São Francisco, imaginou e criou um mundo próprio. Seus personagens inocentes e sonhadores estão mergulhados em mitos e lendas do nosso dia-a-dia. As criações de Tara são traduzidas em toy arte, pinturas, esculturas, gravuras e pôsteres de rock de artistas como Beck e Melvins.

O trabalho de Laurie Lipton tem uma amostra dos mestres que costumava copiar como estudante na escola de arte. Ela desenvolveu um estilo de desenho muito único para traduzir sua visão às vezes sombria, às vezes bem-humorada em seu trabalho. Seus desenhos e pinturas em preto e branco são inspirados pela fotógrafa Diane Arbus, juntamente com os mestres Rembrandt, Membling, Durer, Goya e Van Eyck.

Liz McGrath traz para suas esculturas uma visão sombria de um mundo consumidor em decomposição. Usando vários materiais, como argila, tintas, resina epóxi, tecidos para estofados, madeira e fios de espuma, McGrath cria um mundo próprio composto por imagens por vezes assustadoras.

O galerista e curador de arte Jonathan Levine é um dos nomes mais importantes da comunidade surrealista pop e lowbrow. Levine é responsável por trazer exposição e reconhecimento a novos artistas de diferentes países.

Matt Kennedy é o diretor da Galeria La Luz de Jesus, criada em 1986 como uma criação do empresário e colecionador de arte Billy Shire e é amplamente considerada responsável por promover um nov movimento de arte da Califórnia. La Luz de Jesus é considerada a peça chave do movimento surrealismo pop.

O surrealista punk Winston Smith é conhecido por suas colagens “esculpidas a mão” e por seu trabalho como designer de capas de álbuns, folhetos e logotipos de muitas bandas punk. Foi sua criação o lendário logotipo dos Dead Kennedys. Seu trabalho muito político é publicado em fanzines, revistas e capas de disco desde os anos 1970.

Jesse Hazelip é natural de Cortez Colorado, uma cidade dentro do território Navajo e Ute Nation. Ele é um artista que trabalha em diferentes mídias. Ele faz grafite, pintura e escultura, além de performances e instalações. Um dos temas que ele aborda em seu trabalho são as condições desumanas das prisões na América.

Scott Hove faz arte e experiências. Inspirado em artes decorativas e muralistas mexicanos, Scott Hove usa uma ampla gama de materiais diferentes para construir instalações, esculturas e pinturas. Ele está por trás da série viral Cakeland na Internet.

Madsteez é um designer e artista cujos murais estão pintados em cidades de todo o mundo. Seu estilo é muito original com esquemas de cores fortes. Suas criaturas estranhas e paisagens abstratas frequentemente retratam um diálogo com a cultura pop.

Skinner é mais conhecido por suas imagens bizarras de estilo fantástico que ele projeta em capas de álbuns, murais de rua, pinturas e instalações. É sua criação uma das capas de álbuns mais icônicas de bandas de rock: “Once More ‘Round The Sun” do Mastodon.

Alex Yanes é um artista de Miami. Suas esculturas e instalações muito coloridas e bem-humoradas são inspiradas na cultura do skate e em suas raízes cubanas.

Henry Matyjewicz é um artista de rua que modifica pôsteres de anúncios nas estações de metrô de Nova York. Ele transforma esses anúncios em trabalhos semelhantes a colagens cortando peças e colando-as de volta em posições diferentes, alterando completamente sua finalidade.

Colin Turner é diretor da Last Gasp Books, fundada por seu pai, Ron Turner, em 1970. A editora é uma das mais importantes do mundo em quadrinhos e livros underground. 

Dawn of Man é um coletivo de videoarte e VJs baseado em N.York.